ISI | Instituto de Saúde Integral Rua Pedro Fernandes Alonso, 460 Planalto Paraiso | São Carlos - SP

ENVELHECIMENTO
CEREBRAL
O envelhecimento cerebral é um processo natural e que acontece ao longo do tempo. Assim como todo o nosso corpo, o cérebro irá envelhecer, haverá morte de suas células (neurônios) e as funções cognitivas irão piorar em comparação com a juventude.
No entanto, há um processo de envelhecimento cerebral que é normal para a idade, ao qual chamamos de senescência, e há um processo de envelhecimento cerebral que não é normal para a idade, chamado de senilidade.
No processo de senilidade, as alterações que acontecem não são devido à passagem do tempo apenas, mas representam um processo fisiopatológico de adoecimento, que pode ser por uma causa psiquiátrica ou neurológica, e que levam a dificuldades para a pessoa em realizar suas atividades do cotidiano, e em alguns casos podem até mesmo prejudicar a autonomia e a independência dessa pessoa.
Algumas diferenças são:
Especificidade – enquanto que no envelhecimento cerebral normal, as perdas neuronais e cognitivas acontecem de forma proporcional por todo o cérebro, no patológico essa perda dos neurônios vai acontecer de forma mais acentuada em uma determinada região do cérebro, levando assim a uma maior dificuldade em uma função cognitiva, que pode ser memória, atenção, planejamento, entre outros.
Velocidade – no envelhecimento cerebral normal, a perda dos neurônios vai acontecer ao longo de anos, de forma bem gradativa e de forma bastante sutil, já no patológico a perda vai acontecer de forma mais rápida e bastante pronunciada.
Funcionalidade – no envelhecimento cerebral normal, a perda cognitiva não vai gerar problemas, a pessoa não terá o mesmo desempenho de antes, mas continuará fazendo suas atividades sem maiores problemas, já no patológico, as perdas irão acarretar em prejuízos na funcionalidade, isto é, a pessoa terá problemas para fazer suas atividades. Dentre essas dificuldades está não conseguir se concentrar, cometer muitos erros, ter que fazer um mesmo trabalho várias vezes, perder prazos e compromissos, precisar ler um mesmo texto várias vezes, entre outros.
Agende uma consulta de avaliação com a psicóloga Taís Rezende. Praticando o autocuidado, cultivando boas relações, preparando-se para o futuro, é possível envelhecer com qualidade de vida e saúde emocional.


