top of page
Patologia do quadril.jpg
PATOLOGIAS
DE QUADRIL
 

Diversas patologias podem afetar a articulação do quadril.

É muito importante procurar um médico ortopedista especializado para fazer a avaliação clínica completa, complementada com exames de imagem, possibilitando o correto diagnóstico e a correta indicação de tratamento, tanto clínico quanto cirúrgico.

As informações contidas neste site têm caráter educativo e não devem ser utilizadas com fins de diagnóstico. Agende uma consulta de avaliação com o Dr. Fernando Garcia, em São Carlos - SP.

fratura-femur-quadril.jpeg
FRATURAS DO QUADRIL
 

As principais fraturas na região do quadril são as fraturas de pelve, de acetábulo e de fêmur proximal. Elas podem ser resultado de traumas (acidentes automobilísticos, por exemplo), necessitando de cirurgias de emergência para colocação de fixadores externos para estabilização e osteossíntese. 

Quando ocorrem por traumas de baixa energia (queda da própria altura ou leves impactos, por exemplo), podem estar associadas a quadros de Osteoporose

 

 

Fraturas do Quadril
tendinite quadril
TENDINITE DO QUADRIL
 

Tendinite é a inflamação dos tendões, fibras que estabelecem a ligação entre os músculos e os ossos do quadril.


É provocada por esforço e sobrecarga na região, causando dor que irradia para a perna, dificuldade de movimentar o lado afetado e de caminhar. Na maioria dos casos, o tratamento é clínico, envolvendo o uso de anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia.

Tendinite do quadril
bursite do quadril
BURSITE DO QUADRIL
 

Bursite é a inflamação da bursa, pequeno saco de conteúdo gelatinoso situado entre os ossos e os tendões e músculos do quadril, atuando como almofada para reduzir o atrito.


Os dois quadros mais comuns são a bursite trocantérica (que causa dor lateral no quadril) e a bursite do iliopsoas (que causa dor na virilha). Na maioria dos casos, o tratamento é clínico, com medidas para evitar a piora dos sintomas, uso de medicamentos anti-inflamatórios, aplicações de corticoides e sessões de fisioterapia.

Bursite do quadril
pubalgia do atleta.jpg
PUBALGIA DO ATLETA
 

Pubalgia afeta os tendões do músculo reto abdominal e adutores, assim como a articulação da sínfise púbica, que fica na parte da frente da bacia. Pode ser confundida com hérnia inguinal.

Parece estar ligada a um desbalanço da musculatura do local. Na maioria dos casos, o tratamento de pubalgia é clínico, com repouso, aplicação de gelo no local, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia.

Pubalgia do atleta
luxacao quadril.jpg

LUXAÇÃO DO QUADRIL

Luxação do quadril é o deslocamento parcial ou completo dos ossos da articulação do quadril. Pode ocorrer por trauma (em uma queda ou acidente de carro, por exemplo) ou pode ser congênita (o bebê nasce com displasia do quadril).


O tratamento da luxação traumática é feito com o reposicionamento do fêmur por meio de manobras realizadas pelo médico ortopedista no centro cirúrgico, sob anestesia. Em alguns casos, a retomada da articulação é feita por meio de procedimentos cirúrgicos.

O tratamento da displasia do quadril (luxação congênita) é feito por meio do uso do Suspensório de Pavlik, que mantém a as pernas do bebê na melhor posição para o encaixe ideal do quadril.

Luxação do quadril
artrose do quadril.jpg

ARTROSE DO QUADRIL

(OU OSTEOARTRITE DO QUADRIL)

A artrose do quadril (ou osteoartrite do quadril) é uma doença crônica degenerativa que se caracteriza pela perda ou desgaste da cartilagem. Provoca alteração no encaixe da articulação (problemas de congruência articular), neoformação óssea (formação de osteófitos, ou bicos no osso no perímetro externo da articulação para aumentar a superfície de contato entre os ossos), dor e limitação dos movimentos.

Nos quadros iniciais da doença, a primeira opção é o tratamento conservador, com uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e condroprotetores, combinado com fisioterapia, auxiliando no controle da dor e melhoria da função, ajudando a evitar a progressão da doença para níveis incapacitantes. 

 

Nos quadros avançados da doença, quando os sintomas são incapacitantes, a cirurgia pode ser indicada para substituição articular, chamada Artroplastia de Quadril, com colocação de prótese de quadril.

artrose de quadril
Artrose do quadril
impacto quadril

IMPACTO

FEMOROACETABULAR

O impacto femoroacetabular é o contato anormal e desgaste entre a cabeça do fêmur e o encaixe da articulação do quadril (acetábulo) devido a alterações morfológicas combinadas a outros fatores. Pode ser do tipo CAME e/ou do tipo PINCER. Resulta em limitação da mobilidade e dor no quadril. 

O tratamento clínico visa o alívio da dor,  com repouso, modificações nas atividades do dia a dia, uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias e sessões de fisioterapia. Em casos em que a deformidade óssea é importante, o tratamento cirúrgico é indicado, através da Artroscopia do Quadril.

necrose quadril.jpg
OSTEONECROSE DO QUADRIL
(OU NECROSE AVASCULAR)

A osteonecrose do quadril ocorre quando o suprimento de sangue para a cabeça do fêmur é interrompido. Sem nutrição adequada, o osso morre e colapsa gradualmente, provocando problemas na congruência articular (problemas de encaixe da articulação). Como resultado, a cartilagem articular também colapsa, evoluindo para uma osteoartrite grave e incapacitante.

Impacto femoroacetabular
Osteonecrose do quadril
artroplastia do quadril.jpg
CIRURGIAS
DO QUADRIL

Quando o tratamento clínico (conservador) não apresenta resultados, ou em quadros mais avançados de patologias do quadril, a cirurgia do quadril pode ser indicada como caminho seguro e efetivo para o retorno à vida normal.  
dr Fernando garcia_edited.png
Formação Médica do
Ortopedista Dr. Fernando Garcia
CRM 156.764 / RQE 67.619

- Médico Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto 

- Especialização em Cirurgia de Pelve e Quadril pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

- Especialização em Artroscopia de quadril e joelho e Artroplastia de quadril e joelho na Santa Casa de Sertãozinho - SP em parceria com o Departamento de Biomecânica da FMRP/USP e nos hospitais São Lucas, Ribeirânia e Ribeirão Preto - SP.

- Formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva 

- Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT.

- Membro da Sociedade Brasileira de Quadril - SBQ.

- Membro da Associação Brasileira de Ortopedia e Osteometabolismo - ABOOM.

  • Instagram dr fernando garcia ISI
whatsapp cor.png
bottom of page